O Centro Paroquial e Social de Covas fundado em 1997 teve como principal objetivo colmatar uma lacuna existente no interior rural e envelhecido do concelho de Vila Nova de Cerveira, que era a falta de equipamento social destinado á prestação de serviços e apoio á classe etária da 3ª idade. Para tal negociou com a extinta Casa do Povo de Vila Nova de Cerveira a transferência de propriedade de um edifício sediado em Covas, onde essa entidade vinha a prestar um deficiente e mau serviço de Centro de Dia. Concluído esse processo de transferência de edifício, o Centro Paroquial e Social de Covas renegociou e celebrou novos acordos de cooperação com a Segurança Social, estando presentemente a dar respostas sociais nas valências de Centro de Dia (20 utentes) e Serviço de Apoio Domiciliário (38 utentes). Se numa fase inicial o serviço era restrito á freguesia de Covas posteriormente foi alargado às vizinhas freguesias de Gondar e Mentrestido, o que hoje ainda acontece.

Em 1998, o Centro Paroquial e Social de Covas foi reconhecido como entidade de utilidade pública através da atribuição do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), encontrando-se registada na listagem da Direcção-Geral da Solidariedade Social (DGSS).

É reconhecida publicamente a qualidade do serviço que esta instituição tem vindo a prestar á população idosa. Queremos criar condições para que a nossa ação possa continuar a gozar dessa imagem, rentabilizar os ótimos recursos humanos que temos e se possível alargar ao âmbito de abrangência a outras localidades de periferia. Com o envelhecimento galopante da população, somos cada vez mais procurados para acudir a situações de isolamento e dependência.

Para além das comparticipações dos utentes, contamos com os protocolos existentes com a segurança social, com a colaboração do Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente com o serviço de enfermagem, com a Rede Social do concelho, com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e com o apoio da Junta de Freguesia de Covas. Contamos ainda com a colaboração das onze funcionárias afetas ao quadro de pessoal e com a frota de seis viaturas.

As instalações foram motivo de requalificação profunda no ano de 2016, tendo para efeito contado com o apoio do programa “ON2 – O NOVO NORTE – Programa Operacional Regional do Norte”.

251 943 673

cpscovas@gmail.com

Últimas Notícias
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts

facebook

facebook